top of page
Opinião


DIVERSAS


O Custo do Lítio: Araçuaí enfrenta déficit de R$ 122 milhões e crise sanitária, enquanto agricultura sustenta a economia real
Marcha pelo Respeito ao Vale do Jequitinhonha em 19/12/2025 em Araçuaí - Foto: Joyce Silva A promessa de que a extração de lítio transformaria a realidade socioeconômica de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, choca-se com os indicadores fiscais, sanitários e sociais consolidados de 2024 e 2025. Uma investigação do Diverso Jornal, baseada em dados do Portal da Transparência, DATASUS, IBGE e Agência Nacional de Mineração (ANM) expõe um cenário de desequilíbrio nas contas pública


Sá Amélia resiste: barro branco, pescaria e bodoque
Era uma imagem que saltava das memórias de Teresa, neta de Sá Amélia: a avó, aventurando-se pelo mato acompanhada das netas, cada uma munida de um bodoque. A cena, quase mítica, simbolizava a força silenciosa e a sabedoria intrínseca daquela mulher, cuja presença em Coronel Murta era ao mesmo tempo familiar e envolta em mistério.


A força do coletivo: revitalizando o jornalismo local em desertos de notícias
Foi nesse cenário de urgência que, durante o 20º Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), um grupo de jornalistas se reuniu para debater e buscar caminhos para reverter essa situação, a convite do programa Mais pelo Jornalismo (MPJ), uma resposta estratégica da I-Max, empresa de tecnologia e inteligência de dados dedicada a desenvolver soluções e plataformas que fortalecem o ecossistema do jornalismo e da comunicação.


Tecnologia de Vigilância "Made in Israel": solução ou cavalo de troia para Minas Gerais?
Eram 2h55 da manhã de uma sexta-feira, 13 de junho de 2024, em Kfar Saba, Israel. A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida (Avante), foi bruscamente acordada por um alerta no celular e o disparo das sirenes que anunciavam um possível ataque. Na cidade a apenas 15 km de Tel Aviv, conhecida por seu ambiente de inovação e qualidade de vida, a realidade da guerra se impôs.


Suspeita de manobra política na eleição do COMAM em Belo Horizonte
Enquanto o Brasil observa com apreensão o avanço de leis que fragilizam a proteção ambiental, como a PL 2159 aprovada no Senado, Belo Horizonte se tornou palco de uma disputa local que ressoa o cenário nacional. Às vésperas de uma eleição que prometia ser histórica pela participação popular, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) viu seu processo eleitoral ser suspenso pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
bottom of page







